A arte dos tambores japoneses.
A palavra Taiko é a denominação dada ao instrumento de percussão japonesa surgido há cerca de 1500 anos. Devido ao seu som vibrante, o mesmo já serviu a propósitos militares, religiosos, teatrais, musicais e práticos ao longo dos séculos.
A superfície do taiko é confeccionada com pele de animal e o instrumento é tocado com as mãos (assim como os atabaques da capoeira) ou utilizando baquetas. Entretanto, para a obtenção de um som satisfatório do instrumento é necessário que o músico possua grande habilidade rítmica e um bom preparo físico.
A origem do instrumento no Japão é incerta. Entretanto, registros históricos datados de 558 d.C. afirmam que jovens homens japoneses viajavam para a Coreia para estudar o kakko, um tambor que se originou do sul da China e este estudo dos instrumentos chineses pode ter influenciado o surgimento do taiko.
Outras evidências arqueológicas mostram que o taiko era usado no Japão durante o período Kofun (que ocorreu por volta de 250 a 538 d.C.), possivelmente para propósitos de comunicação ou de rituais. Esta evidência foi substanciada pela descoberta de estátuas Haniwa no distrito de Sawa, na província de Gunma, que mostra duas figuras, cada uma segurando um tambor de duas peles com uma baqueta.
As estátuas mostram um tocador batendo em uma das peles do tambor com a banqueta, e o outro usando sua mão para bater na outra pele. Essas estátuas são consideradas a evidência mais antiga da performance no Japão.
Os tambores de taiko foram incorporados no teatro japonês por necessidades rítmicas, atmosfera tradicional e decoração em certas configurações. Nas guerras foi usado para elevar o espírito e estimular a coragem dos combatentes e, também, iludir e afugentar os inimigos. O barulho dava impressão, pelo volume , de que a tropa era numerosa.
Tipos de taiko
Os taikos têm peles de ambos os lados do corpo do tambor, com uma cavidade selada ressonante. Os taikos são categorizados em três tipos baseados em como eles são feitos:
Os taikos têm peles de ambos os lados do corpo do tambor, com uma cavidade selada ressonante. Os taikos são categorizados em três tipos baseados em como eles são feitos:
- Os Byou Chi-daiko ("tambores golpeados") são construídos com a pele pregada ao corpo.
- Os Tsukeshime-daiko ("tambores apertados") são construídos com a pele encaixada através de anéis de ferro, que são então apertados com cordas, parafusos, ou esticadores ao corpo do tambor.
- Os Okedo-daiko ("tambores em forma de balde") usam uma faixa mais estreita de madeira em sua construção, e suas peles são tensionadas usando corda.
Há também uma classe de tambores específica para o uso em apresentações de Gagaku, chamados de Da-daiko. Ele possui peles que têm aproximadamente 127 cm de diâmetro e são pintados decorativamente com chamas, algumas vezes sendo chamados de kaen-daiko ("tambor das chamas"). Os da-daikos são colocados em um pedestal alto e são geralmente tocados apenas com a batida da música.
Confira a performance do grupo Kodo:
Se estiver interessado em aprender o instrumento, existem várias escolas e grupos de taiko no Brasil, como o Wadaiko Sho, o Ryukyu Koku Matsuri Daiko Brasil e o Tangue Taiko.
Fontes: Wikipédia, Cultura Japonesa, Ishindaiko.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esse espaço é destinado para comentários e discussões sobre as notícias do site.
Os comentário são livres, mas estaremos de olho pra que ninguém passe dos limites. Comentários que contenham ofensas, links para outros sites ou materiais de conteúdo adulto serão moderados.
Caso deseje firmar parceria, entre em contato conosco através do nosso e-mail animefanzines@outlook.com
Seja educado, respeite a opinião dos outros. Faça desse espaço um ambiente saudável para o diálogo. Não queremos ser obrigados a mandar ninguém pra outra dimensão ;)