Como os japoneses reinventaram uma das mais populares celebrações da cultura ocidental
Todo fim de ano é a mesma coisa. Natal é hora de enfeitar a casa com muitas luzes, de trocar presentes e de celebrar com a família e amigos, além de enfiar o pé na jaca com as guloseimas características da data. Não importa qual seja a sua crença, o Natal tornou-se um momento único no ano de confraternização.
Como sabemos, os japoneses possuem uma cultura própria, carregada com séculos de muita história, coisa que não seria facilmente alterada de uma hora pra outra. Além disso, a grande maioria dos japoneses é budista ou xintoísta, e como o Natal é uma festa cristã, logo ele é comemorado de uma forma bem diferente por lá.
Pra começar por lá o Natal não passa de mais um dia normal. Não há feriado, todos trabalham normalmente. Inspirados pelos filmes e histórias de Natal vindas do ocidente, as famílias se reúnem no dia 25 para um jantar íntimo, onde as famílias trocam presentes entre si. E esqueça aquela mesa farta do dia 24. A ceia natalina japonesa é bem mais modesta.
Em vez do tradicional peru (ou chester. ou tender. ou proteína de soja) de natal, temos o kara-age, um pedaço de frango desossado e frito. E no lugar do panetone, temos o (caro) kurisumasu keeki, um bolo branco de Natal, feito com pão-de-ló, coberto com morangos e chantili.
Quem faz a festa mesmo são os comerciantes. Apesar de não haver a tradição entre as famílias japonesas de enfeitar suas casas, o comercio faz questão de compensar muito bem isso. As cidades são transformadas em verdadeiros espetáculos de luzes, cores e magia.
Metrópoles como Tóquio e Yokohama (Kanagawa), por exemplo, se enchem de decoração típica natalina, com milhares de “Papais Noéis” vagando pelas lojas de departamento e, além disso, pipocam promoções de todos os tipos pelo país. Ou seja, uma versão bem próxima ao Natal celebrado do lado de cá do globo.
Outra peculiaridade é que, por algum motivo que este servo não entende, o natal por lá ganhou um clima de dia dos namorados fora de época. Isso porque tornou-se comum casais marcarem encontros românticos nessa data, aproveitando o friozinho para comer um fondue e outras coisitas mais. ( ͡° ͜ʖ ͡°)
Nem preciso dizer que os motéis fazem a festa com isso não?
Bom, deu pra notar que o Japão reinventou o natal a sua maneira, respeitando suas tradições e, ao mesmo tempo mantendo parte da magia da coisa (mesmo que acabem falhando um pouco nessa parte). No mais, se você está pensando em passar o Natal por lá esteja preparado para vivenciar algo bem diferente do que está acostumado e dizer sayonara a todas aquelas coisas gostosas que fazem essa época do ano valer ainda mais a pena.
MERII KURISUMASU ~ Um feliz natal a todos!
FONTES: Muito Japão e Nippo Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esse espaço é destinado para comentários e discussões sobre as notícias do site.
Os comentário são livres, mas estaremos de olho pra que ninguém passe dos limites. Comentários que contenham ofensas, links para outros sites ou materiais de conteúdo adulto serão moderados.
Caso deseje firmar parceria, entre em contato conosco através do nosso e-mail animefanzines@outlook.com
Seja educado, respeite a opinião dos outros. Faça desse espaço um ambiente saudável para o diálogo. Não queremos ser obrigados a mandar ninguém pra outra dimensão ;)